Legalização da Maconha no Brasil: Legalizar ou Descriminalizar?

O que está sendo discutido no STF no processo de revisão das leis e políticas anti drogas? Se descriminalizar eu vou poder comprar maconha?

Foto: YASUYOSHI CHIBA / AFP

Foto: YASUYOSHI CHIBA / AFP

Legalização da maconha é um assunto cada vez mais recorrente. Os constantes estudos que mostram uma série de benefícios da maconha medicinal, a comparação entre os malefícios de outras drogas lícitas, como álcool e tabaco e a certeza de que a guerra contra o tráfico nunca será vencida, trazem o tema cada vez mais em pauta para a população.

Ultimamente inclusive, a tag #descriminalizaSTF ganhou espaço nas redes sociais após uma nova rodada de discussão dos ministros do Superior Tribunal Federal sobre o tema. 

Mas quando falamos de #descriminalizaSTF, estamos falando da legalização da maconha no Brasil, assim como já aconteceu em alguns estados os EUA e no Uruguai nos últimos anos, ou como acontece na Holanda há décadas?

Na verdade não, a descriminalização como o próprio nome diz, é um processo para que uma ação deixe de ser crime. No caso, o processo de descriminalização da maconha no Brasil está ligado a deixar de criminalizar a posse de pequenas quantidade, tidas como quantidades para uso próprio.

Portanto o usuário da erva deixa de ser julgado criminalmente, mas isso não quer dizer que a maconha estaria em si legalizada, já que continua sendo crime plantar e vender a erva.

Apesar da descriminalização ter um papel importante no processo de legalização, a noção de que se pode portar a erva, mas não se poder plantar, vender ou comprar maconha chega a ser absurdo para não dizer estúpido. É claro que isso simplesmente não faz sentido.

É necessário então uma regulamentação mais clara, ampla e coerente, transformando a visão sobre o uso, produção e comercialização da maconha, para que essa erva que faz parte do cotidiano de milhões de usuários que vivem uma vida saudável, trabalhando e produzindo para o país como qualquer outra parcela da população, inclusive com muito menos ônus a comunidade que alcoólatras e dependentes de outras drogas lícitas.

 Foto por Fora do Eixo

Foto por Fora do Eixo

Maconha não é coisa de vagabundo e a quebra desse tipo de preconceito pode transformar a visão sobre essa planta e criar um novo mercado produtivo, gerando empregos e riquezas para um país que tanto precisa de desenvolvimento.

Fonte: ComprarMaconha.ORG

 

2 Responses to “Legalização da Maconha no Brasil: Legalizar ou Descriminalizar?

  • Essa proibição é a mais pura hipocresia! São um bando de políticos corruptos fdp que estão por trás disso tudo.

  • daniel cavalari
    2 anos ago

    sou a favor da legalização da maconha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *